quinta-feira, 8 de junho de 2017

PRINCIPAIS TRABALHOS ACADÊMICO-CIENTÍFICOS




4. PRINCIPAIS TRABALHOS ACADÊMICO-CIENTÍFICOS


4.1 ARTIGO CIENTÍFICO

O artigo científico é um texto destinado à publicação que é muito elaborado por alunos de graduação e, mais especialmente, de pós-graduação. 

4.1.1 Tipos de artigos

Há dois tipos de artigo científico:
  • Artigo original: o autor (perquisador)pretende responder a uma pergunta (problema);
  • Artigo de revisão: é uma produçaõ que resume, analisa e discute informações já publicadas. 

4.1.2 A estrutura do artigo 

Os elementos estruturais do artigo são:
  • Parte pré-textual;
  • Parte textual:
  • Parte pós-textual

4.1.3 A organização textual do artigo

Embora a ABNT não padronize o tamanho de um artigo científico, é comum que seus elementos pré textuais e pós-textuais apresentem entre 10 e 15 páginas, divididas em tópicos apresentados sequencialmente, sem mudar de página.

4.1.3.1 Organização textual de um artigo original

Essa modalidade de artigo, cuja finalidade é responder a uma questão que demanda dados originais, coletados por meio de entrevistas, documentos, etc. 


a) Proposta estrutural para um artigo original

1 - Introdução;
2 - Referencial teórico;
3 - Metodologia da pesquisa;
4 - Apresentação e análise de dados;
5 - Considerações finais.


4.1.3.2 Organização textual de um artigo de revisão 

Antes de apresentarmos uma proposta de organização estrutural de um artigo de revisão, é necessário lembrar que há várias formas de se realizar essa pesquisa. Há as revisões de narrativas convencionais e as de métodos mais rigorosos.


a) Proposta estrutural para um arttigo de revisão convencional

1 - Introdução
2 - Desenvolvimento;
3 - Discussão;
4 - Considerações finais.


b) Proposta estrutural para um artigo de revisão rigorosa

1 - Introduçaõ;
2 - Metodologia da pesquisa;
3 - Revisão quantitativa, qualitativa ou sistemática;
4 - Discussão dos resultados;
5 - Considerações finais. 


4.1.4 Formatação do artigo

Embora a NBR não estabeleça limites para o tamanho do texto, os periódicos e instituições de pesquisa o fazem.


4.2 COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA

A comunicação científica é parte contitutiva da atividade científica. É o momento em que o pesquisador apresenta e submete o seu trabalho à comunidade epistemológica, a fim de receber o aval de sua pesquisa. 


4.2.1 Formas de comunicação científica

  • Formal;
  • Informal.

4.4 DISSERTAÇÃO

Documento que descreve um trabalho de pesquisa, demonstrando sólidos conhecimentos sobre a área de estudos a que se dedica.

4.4.1 Os enfoques da dissertação

  • A dissertação com enfoque teórico;
  • A dissertação com enfoque em dados empíricos;
  • A dissertação com enfoque em discussão filosófica;
  • A dissertação com enfoque crítico. 

4.4.2 A estrutura da dissertação

Seguindo os preceitos da ABNT/NBR 14724, a dissertação apresenta todos os elementos de um trabalho acadêmico de largo fôlego.

4.4.2.1 Organização textual da dissertação

a) na introdução;
b) no desenvolvimento;
c) nas considerações finais.

4.5 ENSAIO CIENTÍFICO

É um texto dissertativo-argumentativo, problematizador, formal, original, que surge de reflexões e estudos e que discute um tema. Pode ser classificado como:
  • Ensaio formal;
  • Ensaio informal.

4.5.1 Tipos de ensaio

  • ensaio empírico;
  • ensaio teórico;
  • ensaio analítico ou filosófico;
  • ensaio descritivo ou histórico.

4.5.2 A estrutura do ensaio científico

  • parte pré-textual;
  • parte textual;
  • parte pós-textual.

4.6 FICHAMENTO

Constitui uma das técnicas de documentação do pesquisador.


4.6.1 Tipos de fichamento de leitura

  • Fichamento de citação;
  • Fichamento de conteúdo ou de resumo;
  • Ficha analítica ou de comentário.


4.6.2 Estrutura de um fichamento

  • Parte pré-textual;
  • Parte textual;
  • Parte pós-textual.


4.7 INFORME CIENTÍFICO

Trata-se de um relato escrito com o objetivo de divulgar os resultados parciais ou totais de pesquisas, as descobertas realizadas, as dificuldades encontradas ou previstas, os primeiros resultados de uma investigação em curso etc.

4.7.1 Estrutura do informe científico

  • Parte pré-textual;
  • Parte textual;
  • Parte pós-textual. 


4.8 INVENTÁRIO ACADÊMICO

Inventário é, nas acepções dicionarizadas, descrever minuciosamente, relacionar, registrar, catalogar algo. 

4.8.1 Metodologia para a construção de um inventário

Do ponto de vista metodológico, um inventário é caracterizado como uma pesquisa de finalidades exploratória e descritiva. 

4.8.2 Estrutura proposta para um inventário

  • Parte pré-textual;
  • Parte textual;
  • Parte pós-textual.


4.9 MAPA CONCEITUAL

É um gênero textual, com estrutura esquemática variada e bastante visual. 

4.9.1 Tipos de mapa conceitual

  • Mapa conceitual em chaves;
  • Mapa conceitual em numeração progressiva;
  • Mapa conceitual em gráfico ou fluxograma.

4.9.2 Estrutura do mapa conceitual

A sua estrutura se erradia a partir de uma ideia, um conceito, uma tese ou um conteúdo, sendo que a particularidade de cada texto e que define a melhor forma para o esquema.


4.10 MEMORIAL

O memorial é um exercício autobiográfico que, ao mesmo tempo, apresenta a narrativa da história e a reflexão sobre ela.


4.10.1 Características textuais e discursivas

O memorial é escrito em primeira pessoa, devendo sintetizar aqueles momentos menos marcantes e desenvolver aqueles mais significativos.

4.10.3 Estrutura e formatação

a) Os elementos textuais do memorial
  • introdução;
  • desenvolvimento;
  • conclusão.

b) Elementos pós-textuais

São contituídas práticamente pelas referências bibliográficas.

4.19 RESENHA

É o texto que relata a descrição técnica, a síntese do conteúdo e a análise crítica de uma obra (artística, esportiva, literária, científica...).

4.19.1 Tipos de resenhas

  • resenha descritiva;
  • resenha crítico-descritiva.

4.19.2 A estrutura da resenha

  • Parte pré-textual;
  • Parte Textual;
  • Parte pós-textual.

4.20 RESUMO

É a apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto.

4.20.1 Tipos de resumo

  • resumo descritivo ou indicativo;
  • resumo informativo ou analítico;
  • resumo crítico.

4.20.2 Estrutura do resumo

  • Parte pré-textual;
  • Parte textual;
  • Parte pós-textual.

4.21 RESUMO HOMOTÓPICO

É um resumo informativo que compõe a parte pré-estrutural de trabalhos científicos como:artigos, relatórios, monografias, dissertações e teses, revelando a sua essência. 






BRASILEIRO, Ada Magaly Matias. Manual de produção de textos acadêmicos e científicos. São Paulo: Atlas, 2013. 



33 comentários:

  1. O texto “Principais trabalhos acadêmico-científicos” dá instruções claras e precisas de como elaborar artigos, dissertações, ensaios científicos, fichamentos, informes científicos, inventários acadêmicos, mapas conceituais, memoriais, resenhas e resumos. Há aqui uma interdisciplinaridade entre as disciplinas Leitura e Produção Textual e Metodologia Científica. Trata-se de um texto de fácil compreensão e muita utilidade para os universitários.

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  3. “Principais trabalhos acadêmico-científicos” trata-se de um texto voltado para facilitar a compreensão do aluno universitário; esclarecendo e explicando cada gênero textual de forma objetiva e simples, torna sua leitura atual, necessária e descomplicada.

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  5. O texto acima, busca de maneira clara e objetiva, explicar como devem ser feitos os trabalhos acadêmicos. Escrito de forma singular, a objetividade de Ada Brasileiro nos leva a um esclarecimento rápido, e de como produzir os artigos, fichamentos, pesquisas cientificas, haja vista que cada trabalho tem um método de desenvolvimento.
    Mirtes Luisa S Moraes

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  6. Prezados alunos e alunas, com a proximidade do encerramento da disciplina,venho informá-los que o prazo final para a postagem dos comentários dos textos referentes à segunda e terceira notas será dia 21/06, impreterivelmente. Atenção: NÃO ESQUEÇAM, TEMOS AULA EXTRA SEGUNDA FEIRA, 19/06.

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  7. O texto Principais Trabalhos Acadêmico-Científicos, auxilia na produção dos nossos escritos, para que estejam de acordo com as normas existentes ou com o que nos for solicitado, normalmente os textos são exigidos dentro das normas da ABNT, mas independente de onde vamos publicar ou para quem vamos escrever, é necessário que façamos um bom trabalho, pois aquilo que está escrito diz muito sobre quem somos o que queremos, principalmente o conhecemos e almejamos dividir com alguém, ainda mais se tratando de um texto que sempre terá a função de passar uma mensagem. É necessário estruturar, organizar, de forma que facilite o entendimento do leitor e não só dele, mas na nossa própria compreensão e produção deste.
    O presente texto é fundamental para a construção da nossa carreira na academia, pois é nesse período que começamos a produzir nossas resenhas, resumos, artigos, fichamentos, enfim todos os trabalhos que irão contribuir para a nossa formação, principalmente no nosso caso alunos da licenciatura, futuros professores em preparação para passar o nosso conhecimento a outros indivíduos, logo, existe a necessidade de estarmos preparados tanto no que falamos e, sobretudo no que escrevemos.

    att,
    Elayne Veloso

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  8. Oi gente!!! Bom dia!!Só relembrando que o prazo para postar seus comentários no blog está terminando. Então, corram que dá tempo! e em seguida chegam as férias.

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  9. A Ada Magaly, escritora do "Manual de produção de textos acadêmicos e científicos" traz uma síntese dos trabalhos que são feitos ao longo da vida acadêmica de um universitário. Além de apresentar conceitos e modelos, ela traz a formatação de acordo com as normas da ABNT. Livro extremamente útil para quem escreve trabalhos científicos.

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  10. A autora do texto tenta "desembaraçar" o caminho pelo qual se produz um trabalho acadêmico e científico. Passando por cada etapa exigida pelas regras ABNT, esclarecendo qual função e forma deve ter um resumo, por exemplo. Considerando que a formatação do trabalho já deixa os alunos preocupados a autora dá atenção a todo o processo a fim que não deixe dúvidas sobre o que é e como fazer devidamente cada estrutura que compõe o trabalho. Dessa maneira o aluno terá mais segurança ao produzir.

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  12. A autora Ada Magaly nos traz uma síntese de como construir trabalhos científicos (artigos, dissertações, ensaios científicos, fichamentos, informes científicos, inventários acadêmicos, mapas conceituais, memoriais, resenhas e resumos). Através do texto, a autora esclarece e tira as dúvidas para elaborar trabalhos universitários, que precisam atender às regras exigidas.

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  13. Sobre os principais trabalhos acadêmico-científicos pode ser identificado que se tratam de tipos textuais que norteiam o aluno, professor ou qualquer pessoa que precise de sua utilização no meio de pesquisas mais sérias. O conhecimento e entendimento sobre os vários tipos desses trabalhos é necessário para todos, mais inda para aqueles que estão ingressando na graduação, porém, torna-se importante uma apresentação inicial dos mesmos no meio escolar. A explicitação das normas, estruturação e o quando e como utilizar os principais trabalhos acadêmicos é um passo imprescindível para a vida daqueles que precisam e precisarão dos próprios.

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  14. “Principais trabalhos acadêmico-científicos” preocupa-se em ensinar como devem ser feitos os trabalhos acadêmicos, como elaborar artigos, inventários acadêmicos, ensaios científicos, fichamentos, informes científicos, dissertações, mapas conceituais, resumos, resenhas e memoriais. Explica também as normas a serem seguidas segundo a ABNT, logo é um texto indispensável para os estudantes.

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  15. No texto Principais Trabalhos Acadêmico-científicos, é abordado as estruturas de artigos, dissertações, ensaios, e outros. Com essa explicação sucinta e de fácil entendimento, Ada Magali, instrui os universitários na construção desses trabalhos.

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  16. O texto de autoria de Ada Magaly explica/orienta quanto a formatação e rigor textual dos principais trabalhos Acadêmicos, conforme o título alerta.
    O principal desafio dos calouros das universidades é quanto a formatação de trabalhos , e torna-se indispensável textos esclarecedores como o produzido por Magaly.
    A autora faz toda uma explicação referente a elaboração e formatação de trabalhos como: resenha , resumo , fichamento,artigo e outros.

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  17. Neste texto, a autora fala dos diversos tipos de trabalhos acadêmico-científicos, assim como a sua respectiva finalidade e todos os passos para sua construção. logo, a autora enfoca bastante a questão das regras de cada tipo de trabalho, para que assim, a pessoa que for desenvolver o trabalho possa fazer da melhor maneira. Um detalhe retratado no texto e que é de suma importancia,é que nem todos os trabalhos são normatizados pela ABNT, o artigo por exemplo, é normatizado pela NBR, que se trata de outra plataforma específica para o artigo. Esses são os principais pontos que a autora trata, todas as regrras e detalhes para a boa confecção do trabalho acadêmico, seja ele qual for.

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  18. No texto " Principais Trabalhos Acadêmico-Cientificos" a autora Ada Magaly explica como deve ser feita a construção e organização dos trabalhos acadêmicos. Ela ainda aborda as características e estrutura de cada trabalho, como por exemplo o artigo científico, a resenha, o memorial etc. É um texto excelente e muito compreensível e ajudará os alunos na produção de seus trabalhos acadêmicos.

    Grazielle Martins

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  21. Por meio da leitura do texto Principais Trabalhos Acadêmico-Científico é pertinente concluir que aprender a produzir trabalhos acadêmicos é bem mais do que levar o aluno a elaborar projetos, a desenvolver um trabalho monográfico ou um artigo científico como requisito final e conclusivo de um curso acadêmico. Mas sim levar o aluno a comunicar-se de forma correta, inteligível, demonstrando um pensamento estruturado, plausível e convincente, através de regras que facilitam e estimulam à prática da leitura, da análise e interpretação de textos e consequentemente a formação de juízo de valor, crítica ou apreciação com argumentação plausível e coerente.

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  22. No texto "Principais trabalhos acadêmicos científicos" a autora mostra de forma detalhada e resumida a estrutura e a formação desses trabalhos seja em forma de resenha, artigo,dissertação e entre outros onde e de grande importância principalmente para Universitários;mostra também que esses trabalhos servem para o desenvolvimento da sociedade a partir da percepção crítica ou seja na busca de novos conhecimentos.e isso e de extrema importância porque quando mais técnicas são descobertas, mais capacidade o indivíduo tem acesso para desenvolver novos saberes. Essa cadeia do conhecimento contribui de forma significativa para o desenvolvimento da percepção do homem e para o progresso.

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  23. De acordo com o texto, podemos compreender detalhadamente a importância de conhecermos as diferentes estruturas de um trabalho acadêmico, de forma que possamos anexá-las nos diferentes contextos de trabalho e exigências de cada um. As normas exigidas nos trabalhos são um grande desafio para os estudantes, principalmente calouros, mas fazendo uso de forma correta e trená-los, irá servir de grande ajuda ao escrevermos textos acadêmicos.
    Ingrid Costa Vieira

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  24. O texto específica os principais trabalhos acadêmico-científicos que o aluno encontrará e que são disponibilizados para executar suas tarefas de acordo sua finalidade, também nos ajuda mostrando passo a passo da sua forma de construção quanto a organização e sua estrutura. Ao especificar cada item, apresenta com clareza como devemos montar os respectivos trabalhos, evitando erros que podem nos prejudicar na aceitação do trabalho ou tirando sua credibilidade, portanto o texto é de grande importância, principalmente para nós que estamos iniciando a graduação.

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  25. O presente texto produzido pela autora, tem um bom uso acadêmico pois de maneira clara e direta é repassado aos estudantes os diferentes modelos de trabalhos e os modos corretos de utiliza-los.
    Assim, mostrando seu processo de produção e as normas de cada modelo, a autora ajuda ao aluno a entender os erros que não pode cometer.

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  26. Há diversos estudantes que sentem necessidade em realizar trabalhos, quando trata-se do âmbito acadêmico,e muitas vezes por não terem a base necessária, acabam se desestimulando e construindo uma imagem deturpada fazendo com que a produção dos trabalhos se tornem uma tarefa difícil de ser cumprida. O presente texto, tem como objetivo abordar orientações que auxiliam para a produção de trabalhos acadêmicos-científicos, assim os desmitificando, que por sua vez, pode se tornar uma tarefa mais simples.

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  27. A autora Ada Magaly explica quanto a formatação e rigor textual dos principais trabalhos Acadêmicos, conforme o título alerta.
    O principal desafio dos calouros das universidades é quanto a formatação de trabalhos.
    como elaborar artigos, inventários acadêmicos, ensaios científicos, fichamentos, informes científicos, dissertações, mapas conceituais, resumos, resenhas e memoriais, explicando também normas de fundamental importância nesse quesito.

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  28. A autora sintetiza de maneira técnica e objetiva, certas questões, tais como: O que é um artigo científico? O que é um resumo e quais são seus tipos? O que é um ensaio acadêmico? O que é uma resenha? Tudo isso sem deixar de explicitar de que forma cada um deve ser estruturado. Outro aspecto que chama atenção no texto é que a autora não deixou de trabalhar tipologias acadêmicas menos difundidas, como o memorial, que é de cunho pessoal e subjetivo e o informe científico. Em suma, todas essas informações são imprescindíveis a qualquer estudante, em diferentes estágios de sua vida acadêmica, e o texto "Principais trabalhos acadêmico-científicos" é extremamente útil, relevante e esclarecedor quanto à isso.

    - João Pedro Melonio Rodrigues

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  29. O texto principais trabalhos acadêmicos e científico é de relevância para todas as áreas em que possa apresentar os procedimentos didáticos se iniciando pela leitura e compreensão de textos da vida acadêmica contribuindo para uma melhor escrita de acordo com as normas estabelecidas pela ABNT na elaboração dos mais diversos trabalhos acadêmicos:artigos, dissertações, resenhas,resumos, ensaios científicos afim de possibilitar uma redação clara,precisa e de qualidade.A relevância dessas práticas não é apenas para redação científica na vida acadêmica mas para a vida profissional que precisa redigir textos de toda e qualquer dimensão.

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  30. Os principais trabalhos acadêmicos nos ajudam na escrita, os textos acadêmicos são exigidos nas normas da ABNT, e é nosso reflexo a forma que escrevemos.

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  31. De maneira geral, o texto retrata sobre trabalhos acadêmicos, científicos, suas importâncias e como eles devem ser estruturados. Nessa questão, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) entra com força, pois ela é que estabelece um padrão para a elaboração de trabalhos acadêmicos de caráter ou não científico. Porém, não são todos que sabem fazer uso dessa ferramenta e muitas vezes chegam às universidades sem saber fazer uma formatação de trabalho dentro das normas exigidas pela ABNT. O certo seria, desde o ensino médio, estimular os alunos e ensiná-los a fazer trabalhos de caráter acadêmico, para quando entrarem nas universidades, não sentirem tanto o impacto de elaborar e formatar um trabalho científico real.

    Laiza Conceição Peixoto Freire / Letras - I Período

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  32. De modo geral, sabe-se que existem diversos tipos de textos acadêmicos que podem ser produzidos no decorrer da graduação ou pós-graduação. O autor busca nos informar quais são os tipos de textos e como eles devem ser produzidos (no caso, ele especifica a estrutura do trabalho). Infelizmente sabemos que algumas instituições de ensino não preparam o graduando para a produção de artigos, e isso é um erro grave, pois artigos publicados servem para melhorar o desempenho do aluno e o incentivar a produzir mais materiais que podem ser usados futuramente por outras pessoas.

    Por: Marcus Rafael R. L. Vieira

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  33. O texto se mostra bastante explicativo, mostrando a estrutura detalhada de como deve ser produzido um artigo cientifico, apresentando também como o pesquisador deve apresentar e submeter seu trabalho a uma bancada com o intuito de de receber criticas construtivas para a evolução e continuação da pesquisa. Os enfoques que devem ser seguidos na dissertação são expostos de forma clara e objetiva, assim como a organização textual padrão, essa organizão também é explicitada com modelos de fichamento, informe cientifico, inventario academico,mapa conceitual, memorial, resenha e resumo respectivamente.
    O texto é deveras didatico e muito interessante funcionando como um guia, quando o pesquisador, por acaso, tenha duvida diante algum tipo de produção textual.

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