sexta-feira, 28 de abril de 2017

ENSINO DO LÉXICO: Seleção e Adequação ao contexto


INTRODUÇÃO

A prática da seleção lexical deve ter como meta a adequação dos termos à situação comunicativa, permitindo assim, que o texto reflita suas condições sociais e históricas.

1. ESCOLHA LEXICAL: processos de adequação vocabular

Vamos focalizar o conceito de seleção e adequação vocabular, que se relaciona com a pertinência do léxico ao contexto comunicativo. No princípio da aceitabilidade social, um contrato tácito entre os comunicantes das convenções linguísticas que determinam as formas mais produtivas dos modelos de gêneros textuais. 

1.1 A noção de correto e o incorreto em linguagem

A ideia de relação social pressupõe sempre uma norma comum a quem fala ou escreve, e a quem ouve ou lê. A língua é um Sistema, ou Código Social, formado por um conjunto de regras "obrigatórias" que garantem a sua unidade, através dos tempos, mas que possui vários subcódigos, ou subconjuntos de normas de realização, que se interpenetram e, por isso, prevêem variedades de usos linguísticos, considerados válidos desde que estejam adequados a diferentes situações de formalidade ou informalidade e sejam aceitos como tais, em uma mesma coletividade.

1.2 O conceito do "erro"como inadequação vocabular

Quando se tratar de um texto escrito, cujo o padrão é a norma considerada formal, a exigência de um modelo é justificada. A desobediência dos padrões estabelecidos podem trazer sérias consequências para o Autor do texto, inclusive a desqualificação de sua imagem social. Escrever de acordo com as regras vigentes é passaporte de garantia social.

2. SELEÇÃO E ADEQUAÇÃO LEXICAL

A escolha lexical adequada e a correta ligação entre as ideias são fundamentais para o êxito de um texto escrito.

2.1 Adequação ao referente externo

A linguagem  é um resultado de um processo de tentativa de trabalho da realidade externa para o mundo linguístico; é um processo discursivo que exige seleção e adequação vocabular, de acordo com as convenções previstas na Língua para a denominação dos referentes exteriores a ela.

2.2 Adequação ao contexto comunicativo

Em princípio todo vocabulário é polissêmico, isto é, ao lado de um sentido denotativo, circulam outras possibilidades conotativas e só o contexto pode evitar ambiguidade.

2.3 Adequação ao emissor e à situação interativa

Um outro critério mais apropriado ao uso mais produtivo do vocabulário é o de adequação à pessoa que fala e ao contexto social dos interlocutores, ou seja, a linguagem deve refletir a situação social retratada linguisticamente e propícia também a criação de uma imagem positiva da pessoa que usa e a atenção com que ela trata o interlocutor.

2.4 Adequação ao registro linguístico escolhido

Em termos de adequação ao registro linguístico, pode-se dizer que são as variadas situações sociais que levam o usuário a escolher um nível de linguagem. Em certas ocasiões, vocábulos considerados formais traduzem melhor uma relação social culta. Numa situação formal, a mistura de formalismo com o emprego de gírias pode soar inadequadamente.

2.5 Adequação ao gênero textual

Uma das exigências para se ter um bom texto é a sua adequação a uma tipologia de texto reconhecida por sua finalidade social. A escolha do léxico, também deve se adequar ao gênero textual escolhido e à época em que foi expresso.

2.6 Adequação espacial

Em menor grau nossas diferenças regionais também chamam a atenção, assim como um habitante da cidade difere de uma pessoa proveniente do campo, pelo de determinadas expressões comuns ao seu meio.

2.7 Adequação temporal

Ao lado da adequação espacial, merece atenção também o uso apropriado do léxico, de acordo com a época que se está representando. Quando se busca a adequação temporal, deseja-se retratar uma época que alguém fosse falar e escrever hoje, dessa forma passaria a ideia de uma pessoa ultrapassada, antiquada. Deve-se sempre adequar o linguajar à época e ao status social dos usuários.
  
 3. O LÉXICO E SUA IMPORTÂNCIA NOS MECANISMOS DE PROCESSAMENTO TEXTUAL

 Um dos problemas mais comprometedores de um texto é a inadequação lexical, que decorre da não observância de vários fatores que ligam a problemas de contexto e a fatores de ordem situacional. "Escrever bem é equilibrar a apresentação de elementos novos com elementos já conhecidos". 

3.1 Uso da sinonímia e hiperonímia

Uma das recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), para a ampliação do repertório do aluno é a prática do emprego adequado da sinonímia e da hiperonímia, que evitará a repetição viciosa de vocábulos.

3.2 Repetição inadequada de advérbios

O emprego inadequado de advérbios torna-se sem função informativa, pois reitera a mesma ideia do item anterior, promulgando a repetição desse ato adverbial.

3.3 Falta de paralelismo em construções sintáticas

Problemas de sentido na escolha do complemento do adjetivo, podem ser expressos com a falta de paralelismo entre as ideias. A soma das circunstâncias diversas projetam a construção coordenada num mesmo nível de distintas épocas.

3.4 Uso de verbos com sentido inadequado ao contexto técnico-formal

Um outro problema de impropriedade na construção textual consiste no uso de verbos de sentido inadequado ao contexto. O registro formal mostra preferências por certos usos já consagrados, pois traduzem maior precisão e sentido.

3.5 Texto mal estruturado, com problemas de coesão e de coerência

Inapropriadamente, o texto com ambiguidade  compromete a sua coerência e a própria construção. Desse modo, as ligações de coesão são fragmentos apontados como necessários na oração. A importância de matrizes estruturais elencam significação ao texto.

3.6 O léxico e a construção/avaliação dos referentes

Pela escolha vocabular, o autor de um texto busca expressar seu ponto de vista em relação ao mundo que o cerca, emitindo juízos de valor.

4. Conclusões

O ensino de língua materna precisa considerar a importância da aquisição e melhoria do vocabulário do aluno. A ampliação do léxico e seu adequado uso em textos pode permitir ao aluno refletir sobre os jogos de sentido estabelecidos na interação, perceber o caráter polinizador do texto na construção dos sentidos, dos recursos expressivos e dos procedimentos estratégicos usados pelo Autor, nas várias situações; tais processos são importantes decodificadores dos sentidos do texto e indispensáveis à leitura, interpretação e produção textuais.




PAULIUKONIS, Maria Aparecida Lino.

33 comentários:

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  3. A Maria Aparecida aborda várias situações em que deve haver uma seleção e adequação dos vocábulos em determinados contextos e que a escolha correta e adequada é importante para a união das ideias e a produção de um bom texto.
    Pauliukonis subdivide e explica cada adequação no item 2, como por exemplo o ponto 2.1. que fala sobre a adequação ao referente externo que exige uma busca da melhor opção para construir uma frase que quem está recebendo a mensagem possa captar de forma direta;e o 2.2 que refere-se a adequação ao contexto comunicativo, cuja a ideia é que um vocábulo possui sentido ou denotativo ou conotativo. São essas e outras adequações abordadas pela autora que ressalta a relevância da adaptação e separação do léxico.

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  4. O texto denota a importância de entender onde e como usar as variedades de escrita, mas especialmente a padrão pois esta é a utilizada dentro da sociedade. Tanto que a autora coloca a linguagem como ponte social onde aquele que fala passa a impressão de ser maior qualificado.

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  5. A autora apresenta a questão da importância de saber usar os vocábulos nos variados textos e diferentes situações comunicativas. É necessário que o aluno desenvolva um domínio na comunicação textual. O ensino léxico ajuda na construção de textos coesos e coerentes, portanto, o mesmo é um grande auxiliador para a produção de textos.

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  6. Segundo a autora Maria Aparecida Lino Pauliukonis, na página 103: “O objetivo maior do ensino do léxico, em sentido amplo, é fazer o aluno apropriar-se adequadamente dos vários sentidos das palavras e retirar os melhores efeitos do uso dos vocábulos nos diversos textos, o que resultaria numa eficaz comunicação textual.” O principal objetivo de ensino da língua é propiciar ao aluno o conhecimento e a adequação dos sentidos das palavras, além do entendimento do contexto em que si encontra. Mais do que regras, o educador deve mostrar ao educando como utilizá-las em seu cotidiano. Afinal de contas, um bom falante não é aquele que sempre faz o uso da norma culta, é aquele que faz a adequação da fala ao contexto em que está inserido.

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  8. O presente artigo "Ensino do léxico: seleção e adequação do contexto" da Maria Aparecida Lino Pauliukonis tem como objetivo reiterar a importância do ensino do léxico como forma de proporcionar uma melhor leitura e compreensão de um determinado texto, e consequentemente uma produção textual mais concisa e bem estruturada.

    "O objetivo maior do ensino do léxico, em sentido amplo, é fazer o aluno apropriar-se adequadamente dos vários sentidos das palavras e retirar os melhores efeitos do usos dos vocábulos nos diversos textos, o que resultaria numa eficaz comunicação textual."
    (Pág 103)

    O texto ainda reflete acerca do papel da escola em incentivar práticas linguísticas que aumentem o repertório lexical dos alunos, para que estes estejam aptos a selecionar corretamente as palavras que se adequam aos diferentes sentidos e às várias situações comunicativas.

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  9. O ensino do léxico propicia ao aluno o poder de seleção de palavras que se adequem a cada contexto/ocasião, garantindo a ele (aluno) mais facilidade comunicativa e compreensão .
    A autora demonstra a importância da construção de textos coerentes e coesos , e menciona a influência dessa construção no âmbito social , como "passaporte de garantia social" , pois assegura ao indivíduo um certo "status".
    O ensino do léxico trás ao aluno uma certa apropriação da língua , garantindo-lhe desenvoltura para compreendê-la e ser compreendido.

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  10. É notável o valor dado na sociedade, a quem se expressa bem. E Maria Aparecida, em seu texto, mostra como alcançar esse "expressar-se bem". É preciso que as pessoas sejam coesas nas diversas circunstâncias de comunicação. Diz ainda, que para que isso ocorra, os professores devem ensinar aos alunos a usar os sentidos das palavras que mais se adequam nas variadas construções de textos.

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  11. O texto mostra que o autor deve ter atenção ao uso do léxico tendo noção do que seria correto e incorreto no uso da língua.
    Essa atenção dá-se diante da preocupação de ter ou não o que a autora chama de um passaporte de garantia social. Nesse caminho de criação o autor deve tomar alguns cuidados como por exemplo evitar a ambiguidade, contextualizando sua produção textual, outro fator importante é que o autor deve usar um seu arcabouço lexical de forma que o leitor entenda o que está sendo dito no texto, compreendendo também o espaço e tempo do texto.
    A autora mostra o quanto é importante o aluno ter domínio das palavras de sua língua materna para a produção de um bom texto que seja bem construído e bastante expressivo. Para uma boa produção textual é preciso conhecer a língua através de muita leitura e uma boa interpretação textual.

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  12. No texto "Ensino do léxico: seleção e adequação ao contexto", Maria Aparecida Lino defende a importância do incentivo de práticas linguísticas que corroboram a expansão do repertório lexical do discente, sem que para isso o aluno esteja condicionado a uma inflexibilidade expressiva, no sentido da cobrança de um único parâmetro admissível para uma eficaz comunicação textual.

    É preciso que o estudante da língua desenvolva as competências comunicativas de modo que tome para si todos os sentidos possíveis das palavras, para que com a compreensão e o exercício, seja viabilizado a adequação vocabular de acordo com o contexto interativo.

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  13. A autora retrata no texto as diferentes formas e a importância do uso da linguística. Primeiro, a noção do que é correto ou incorreto em linguagem está relacionado a forma comum de quem fala ou escreve, e quem recebe a mensagem. No entanto, sabe-se que a língua é um código universal, formado por um conjunto de regras e composto por subcódigos. No decorrer do texto, a autora destaca alguns pontos importantes sobre a escolha lexical para a formação de um vocabulário. Ela também ressalta as diferentes formas de adequações, entre elas ao contexto comunicativo, emissor e à situação interativa, registro linguístico escolhido e outros. “O ensino de língua materna precisa considerar a importância da aquisição e melhoria do vocabulário do aluno”.

    Aluno: Marcus Rafael Rodrigues Lopes Vieira

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  15. No texto a autora mostra o quão importante é a escolha de uma palavra na hora de empregar numa frase, ensina que podemos utilizar sinônimos com o intuito de enriquecer a mensagem que será passada, fazendo com que ela não escape do contexto inicial. Essa prática denominada Lexical possibilita ao aluno utilizar de forma correta os termos ao comunicar-se [...] “é fazer o aluno apropriar-se adequadamente dos vários sentidos das palavras e retirar os melhores efeitos do uso dos vocábulos nos diversos textos, o que resultaria numa eficaz comunicação textual”. (Pauliukonis, Maria Aparecida, p.7).
    É possível também compreender no artigo a variação do padrão linguístico ao longo da história, o que não significa que devemos deixar de usar a norma culta já que a mesma possui grande significância, pois existem escritos que só podem ser feitos com base nela. Mas com os novos modelos de comunicação midiáticas surgem outras formas de expressar-se que aos poucos estão se integrando a sociedade e que devemos respeitar, já que toda e qualquer forma de comunicação que tenha um sentido é válida.
    Elayne Veloso

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  16. O estudo das palavras e seus significados dentro da cultura e da língua, é de grande importância aos falantes. O aprendizado de diferentes significações torna-se tarefa importante para a compreensão da linguagem por campos lexicais. O conjunto de palavras de língua portuguesa utilizada por um indivíduo, constitui o vocabulário. o campo lexical é o conjunto de palavras pertencentes a uma área de conhecimento. Por exemplo, o escolar: livros, disciplinas, biblioteca... Portanto, é importante conhecer e dominar o vocabulário, para constituir textos coesos e coerentes. Quanto mais palavras o falante conhecer, mais eficácia em sua interação ele terá.
    Mirtes Luisa Silva Moraes

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  17. Em seu texto a autora (Maria Aparecida Lino Pauliukonis), apresenta o ensino léxico como um processo muito importante para uma melhor adequação vocabular das palavras em seus vários sentidos, melhorando assim os termos da linguagem em um texto, resultando em uma melhor comunicação textual, selecionando e adequando cada termo as ideias fundamentais para o êxito do contexto comunicativo. Reduzindo erros e dando sugestões de correções; aderindo a um vocabulário mais correto ou compreensível possível em uma comunicação social. Portanto o ensino do léxico e de extrema importância, pois este auxilia no desenvolvimento vocabular do discente; na produção e estrutura de um texto. Fazendo -se uso de recursos linguísticos apropriados para cada situação como a autora Maria Aparecida diz na página: 111:" tudo vai depender do contexto em que se encontrar e de sua intenção comunicativa".

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  18. Diante do que foi apresentado no artigo de Maria Aparecida Lino Pauliukonis, compreende-se que o estudo do léxico dentro do ambiente escolar é fundamental para o desenvolvimento da fala, da leitura e da escrita, considerando que estas competências são relevantes e necessárias para atender às diversas demandas da vida social e profissional humana.
    Faz-se necessário que o corpo docente incentive e viabilize seus alunos a obterem um bom repertório lexical, com o objetivo de levá-los a uma comunicação textual adequada, comunicação esta munida de palavras apropriadas ao contexto, por meio de sinônimos por exemplo, que possam viabilizar a adequação de determinados termos à situação comunicativas.

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  19. Este texto nos situa em relação às melhores escolhas, o como se adequar, e empregar um texto escrito/falado na nossa língua. Quando nos comunicamos na forma textual, por exemplo, temos que pensar em várias coisas que irão nos ajudar a entender este texto melhor, para que nós possamos nos fazer entender pelo outro e que possa também haver uma comunicação viável entre ambos os que participam desse ato de se comunicar.
    Devem ser levados em consideração, as condições sociais, as convenções linguísticas dos gêneros textuais, as normas cultas e informais da língua, o ambiente externo, escolhas de linguagem que evitem ambiguidades e repetições desnecessárias, etc., pois, a qualquer deslize pode ser encontrado um terrível problema na comunicação que acabe impedindo a capacidade da mesma ocorrer de fato. Leitor/escritor, falante/ouvinte se tornam incompreendidos.

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  20. O ensino do léxico é fundamental para a aprendizagem da língua, pois é através do ensino do léxico que compreendemos as formas adequadas de falar e escrever. Através desse estudo compreendemos o quão ampla e rica é a língua materna, nesse caso, a língua portuguesa. É um importante também para compreender as diferenças entre a norma culta e a coloquial, entendo a necessidade de cada uma de acordo com a situação.

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  21. A autora defende no texto a importância do ensino do léxico para uma boa aprendizagem da língua, desse modo, a pessoa que busca estudar as regras lexicais tende a se comunicar melhor tanto na fala quanto na escrita. Assim a autora segue dizendo que a boa apropriação lexical na construção de um texto, configura uma melhor imagem a quem redige tal texto, uma vez que escrever na norma padrão culta é uma tarefa não difícil, mas, mais trabalhada.
    outro aspecto dito pela autora, é a concepção de certo e errado no contexto comunicativo, logo, um bom ouvinte e também bom orador, deve se ater ao fato de que existe variações linguísticas e que tais variações não são erradas ou menos corretas. São variações que propiciam a comunicação e devem ser consideradas. Assim sendo, o uso padrão da língua tal qual suas regras e normas, deve se fazer presente impreterivelmente, na escrita.

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  22. A prática da seleção lexical está ligada ao uso adequado da língua. No texto, a autora apresenta o quão importante é sabermos usar adequadamente os vocábulos nos contextos em que nos encontramos. Saber diferenciar a língua coloquial e padrão é de suma importância. A autora também explicita no texto o que seria correto e incorreto na linguagem. Saber o ensino do léxico é essencial para o desenvolvimento intelectual do aluno.

    Grazielle Martins

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  23. O ensino do léxico nas instituições acadêmicas propicia ao aluno um vasto desempenho e conhecimento da língua materna. A parte letrada da sociedade, consequentemente, possui domínio maior do que aqueles que não possuem tal conhecimento. Por isso, é importante que estejamos atentos a cada contexto em que a fala insere-se, levando em consideração que não existe certo ou errado, e sim o adequado e o inadequado, dependendo da situação.
    Ingrid Costa Vieira

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  24. um aspecto muito importante levantado pela autora é a ideia de certo ou errado na comunicação, sabemos que essa ideia muitas vezes nos leva a umas situação preconceituosa se não consideramos a situação em que a comunicação ocorre,se esta exige um teor formal ou mais informal, claro que não devemos desconsiderar o ensino do léxico e passar a aceitar tudo como certo, faz-se necessário a aprendizagem e o ensino do léxico para que os falantes conheçam sua lingua materna.
    professora ouve um problema com minha conta no google por isso estou comentando na conta da Ana Beatriz , aluna DANNA JHENIFER SILVA MOTA

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  25. O ensino da seleção lexical se faz muito presente no processo de aprendizagem. O léxico está ligado com a adequação e além disso, com a comunicação. É tratada a questão do "erro" no textos escritos e na oralidade. Destacando que nos textos escritos, quando é exigido que siga um padrão, é necessário ser cumprido. Já na oralidade, na comunicação é preciso que compreensão, pois o "erro" na fala, na escolha do léxico, está ligada ao contexto social que a pessoa esteve ou está inserida.

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  26. De acordo com os nossos dicionários mais renomados, léxico é o conjunto de palavras de uma língua. Tendo isso em vista, além de levarmos em consideração o que falamos anteriormente sobre o fato de que os valores significativos das palavras não são absolutos, é importante destacarmos que uma das curiosidades do léxico é a sua mutabilidade. O que isso quer dizer? Como o nosso idioma é vivo, palavras novas estarão sempre surgindo e, portanto, não haverá um falante que dominará completamente o léxico de sua língua materna.

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  30. Dominar o ensino do léxico é de extrema importância para o desenvolvimento do aluno.
    A autora defende a importância do léxico na aprendizagem da língua por ser através delas que conseguimos entender as formas de fala e escrita correta.
    Outro aspecto é a ideia do certo ou errado e o respeito pela língua materna
    Sabendo diferenciar a língua padrão da língua coloquial de acordo com cada situação.

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  31. A seleção lexical deve focar não só na adequação comunicativa, mas também em ajudar o aluno a usar corretamente tais adequações, para que ele não cometa erros desnecessários e, com o tempo, fique com a prática fixada na memória. Essa seleção lexical é de suma importância para a sociedade atual, pois os instiga a melhorar sua expressividade tanto no âmbito oral quanto no âmbito escrito, resultando assim em uma melhor comunicação, melhor fala, melhor escrita e leitura e uma significativa ampliação na bagagem cultural de determinado indivíduo.

    Laiza Conceição Peixoto Freire / Letras - I Período

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  32. O ensino do léxico é fundamental para desenvolver a competência comunicativa no aluno, pois dara a capacidade do usuário de empregar adequadamente a língua falada nas diversas situações comunicativas.Durante esse desenvolvimento progressivo, o aluno deve dar ênfase em aperfeiçoar as duas competências existentes na comunicação:a competência gramatical ou linguística e a competência textual.

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  33. LI esse texto a algum tempo atrás, gostaria muito de relê-lo. Alguem teria para me encaminhar? rosa.sueli@hotmail.com

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