sábado, 20 de maio de 2017

LEITURA, SISTEMAS DE CONHECIMENTOS E PROCESSAMENTO TEXTUAL

LEITURA, SISTEMAS DE CONHECIMENTOS E PROCESSAMENTO TEXTUAL


Na atividade de leitura e produção de sentido, colocamos em ação várias estratégias sociocognitivas. 
  • Conhecimento linguístico;
  • Conhecimento enciclopédico;
  • Conhecimento interacional.

Conhecimento linguístico

Abrange o conhecimento gramatical e lexical. Baseados nessse tipo de conhecimnto, podemos compreender: a organização do material linguístico na superfície textual. 

Conhecimento enciclopédico ou conhecimento de mundo

Refere-se a conhecimentos gerais sobre o mundo - uma espécie de tbesaurus mental - bem como a conhecimentos alusivos a vivências pessoais e eventos espácio-temporalmente situados, permitindo a produção de sentidos. A leitura dinâmica é um método caracterizado por técnicas que propiciam uma leitura com mais rapidez. 

Conhecimento interacional

Refere-se a forma de interação por meio da linguagem e engloba os conhecimentos:

  • ilocucional;
  • comunicacional;
  • metacomunicativo;
  • superestrutural.
  1. Conhecimento ilocucional
Permite-nos reconhecer os objetivos ou propósitos pretendidos pelo produtor do texto, em uma dada situação interacional.

      2. Conhecimento comunicacional

Diz respeito à:
  • Quantidade de informação necessária, numa situação comunicativa concreta, para que o parceiro seja capaz de reconstruir o objetivo da produção do texto;
  • Seleção da variante linguística adequada a cada situação de interação;
  • Adequação do gênero textual. 
       3. Conhecimento metacomunicativo

É aquele que permite ao locutor assegurar a compreensão do texto e conseguir a aceitação pelo parceiro dos objetivos com que é produzido. Para tanto, utiliza-se de vários tipos de ações linguísticas configuradas no texto por meio da introdução de sinais de articulação ou apoios textuais, atividades de formulação ou construção textual. 

       4. Conhecimento superestrutural ou conhecimento sobre gêneros textuais

Permite a identificação de textos como exemplares adequados aos diversos eventos da vida social. Envolve também conhecimentos sobre as macrocategorias ou unidades globais que distiguem vários tipos de textos, bem como sobre a ordenação ou sequenciação textual em conexão com os objetivos pretendidos. 

Os conjuntos de conhecimentos, socioculturalmente determinados e vivencialmente adiquiridos, sobre como agir em situações particulares e realizar atividades especifícas vêm a constituir o que chamamos de "frames", "modelos episódicos" ou "modelos de situação." 

Esses modelos são, inicialmente particulares, por resultarem de experiências do dia-a-dia, e determinados espácio-temporalmente, mas generalizam-se após várias experiências do mesmo tipo, acabando por tornarem-se comum aos membros de uma cultura ou de determinado grupo social. 

Os modelos são constitutivos do contexto, no sentido em que hoje é entendido no interior da Linguística Textual. 



KOCH, Ingedore Villaça. Ler e compreender: os sentidos do texto. - 2. ed. 1ª reimpressão. - São Paulo: Contexto, 2007. 

28 comentários:

  1. No texto “Leitura, sistemas de conhecimentos e processamento textual”, as autoras Ingedore Koch e Vanda Elias explanam os “vários tipos de conhecimento que temos armazenados na memória” são eles: linguístico, enciclopédico e interacional. O conhecimento linguístico faz o uso da Gramática Normativa e a “seleção lexical”. Já o conhecimento enciclopédico (ou de mundo) faz alusão a situações vivenciadas pelo indivíduo, “uma espécie de thesaurus mental”. Por fim, o conhecimento interacional tem algumas subdivisões: ilocucional, comunicacional, metacomunicativo e superestrutural. O conhecimento ilocucional proporciona, ao leitor, entender as intenções do autor “em dada situação interacional”. Por sua vez, o conhecimento comunicacional se refere à “quantidade de informação necessária” para que o leitor possa “reconstruir o objetivo da produção do texto”, “seleção da variante linguística adequada” e “adequação do gênero textual à situação comunicativa”. Já o conhecimento metacomunicativo “utiliza-se de vários tipos de ações linguísticas configuradas no texto”. E o conhecimento superestrutural (ou sobre gêneros textuais) parte do conhecimento prévio dos tipos e gêneros textuais. Portanto, munidos de todos esses conhecimentos, o aluno é capaz de ler e processar o texto, extraindo deste as intenções do autor.

    ResponderEliminar
  2. O processamento textual é executado através de três sistemas de conhecimento ( Koch 2002) , que são: conhecimento linguístico , conhecimento enciclopédico e conhecimento internacional. O conhecimento linguístico é baseado no conhecimento gramatical e lexical . Já o conhecimento enciclopédico é aquele "conhecimento de mundo" , ou seja , refere-se a coisas gerais . E , por fim o conhecimento internacional que subdivide-se em : ilocucional - é como se fosse um texto explicando a criação de outro (a autora da um exemplo José Saramago desculpando-se antecipadamente aos leitores caso o livro não os agradecimentos) - , comunicacional - "diz respeito à quantidade de informação necessária , numa situação comunicativa concreta , para que o parceiro seja capaz de reconstruir o objetivo da produção do texto" - , metacomunicativo - " permite ao locutor assegurar a compreensão do texto e conseguir a aceitação pelo parceiro dos objetivos com que é produzido" -. E o conhecimento superestrutural ou sobre gêneros textuais - que permite ao leitor o reconhecimento de cada gênero-.

    ResponderEliminar
  3. No texto, a autora explica que a construção de um texto só acontece através de alguns sistemas de conhecimentos. São eles o conhecimento linguístico, enciclopédico e interacional. Através do primeiro conhecimento é possível compreender a organização do material linguístico na superfície textual. O conhecimento enciclopédico está relacionado a tudo aquilo que sabemos sobre o mundo e o interacional é a forma de interação por meio da linguagem. Nele engloba outros conhecimentos, o ilocucional, comunicacional, metacomunicativo e superestrutural.

    ResponderEliminar
  4. O presente texto nos consente entender como podemos processar uma informação textual fazendo amarrações que nos permitem compreender a mensagem que o texto tem finalidade de passar, sendo assim conseguiremos fazer interpretações sobre ele. Segundo Koch (2002) para que esse procedimento aconteça recorremos a sistemas de conhecimentos que podem ser classificados em 1-Linguístico: dando ao leitor autonomia para interpretar alguns textos sem que tenha feito um estudo prévio sobre o assunto, somente com base nas suas experiências da língua materna ou em alguns casos língua estrangeira. 2- Enciclopédico ou Interacional: Também conhecido como conhecimento de mundo, ele está justamente relacionado às vivencias pessoais ou assuntos atuais que nos admitem fazer relações para interpreta-los, se escrevermos, por exemplo, a frase “A situação política brasileira está deplorável”. Com base no conhecimento de mundo que temos seria fácil relacionar. 3-Conhecimento Interacional: Este se refere às ações verbais, ou seja, as formas de interação por meio da linguagem é dividido em Ilocucional permitindo que possamos entender algo que o autor insinuou no texto, Comunicacional que é a quantidade de informação que necessitamos para compreender a mensagem passada, pois dependendo da complexidade do texto ela não pode não ser compreendida, Metacomunicativa possibilita ao leitor compreender a mensagem passada pelo autor de acordo com seu objetivo e por fim Superestrutural que podem ser adequados como exemplares de vida social, e nos permitem também distinguir variados gêneros textuais, tais como piada, horóscopo, receitas, entre outras.Utilizando de cada um desses conhecimentos seremos aptos a interpretar a mensagem que o autor deseja passar de acordo com as informações contidas no escrito.
    ELAYNE VELOSO

    ResponderEliminar
  5. O texto aborda três tipos de conhecimento: o linguístico, enciclopédico e interacional. Que tem respectivamente a capacidade de assimilar e organizar, produzir sentidos com conhecimento de mundo e interagir pela linguagem. O conhecimento interacional possui outros quatro conhecimentos: o ilocucional, comunicacional, metacomunicativo e superestrutural. Dessa forma, Ingedore por meio desses conhecimentos, aponta o que é preciso na construção de textos coesos.

    ResponderEliminar
  6. Tendo como base o presente texto de Koch, em " Leitura, sistemas de conhecimentos e processamento textual" pretende-se discutir como o processo textual se mobiliza para a sua efetuação nos diferentes contextos textuais. Compreende-se que o texto se utiliza de diversos elementos linguísticos e estruturais pensando-se no processo internacional. Por isso, em um primeiro momento, o aluno ao construir um texto faz uso de três grandes sistemas de conhecimento: o linguístico(abrange o conhecimento gramatical e lexical); enciclopédico(refere-se a conhecimentos gerais sobre o mundo por meio de saberes anteriores) e por fim o conhecimento ilocucional(aquele que permite reconhecer os objetivos ou propósitos que um falante, em dada situação de interação, pretende atingir).

    ResponderEliminar
  7. Em “leitura, sistemas de conhecimento e processamento textual”, as estratégias sociocognitivas – postas em ação nas atividades de leitura e interpretação de textos – são o ponto principal desenvolvido por ELIAS (2007) ao afirmar que, a fim do processamento textual, nós leitores, diante de um texto, elaboramos hipóteses de interpretação, como etapas interpretativas simultâneas, estrategicamente orientadas, efetivas, rápidas e flexíveis; possíveis por recorrermos a três grandes sistemas de conhecimento: o lingüístico, o enciclopédico e o interacional. Este último ainda engloba outros quatro conhecimentos: o ilocucional, o comunicacional, o metacomunicativo e o superestrutural.

    ResponderEliminar
  8. O texto explana os tipos de conhecimentos necessários para a produção textual, sendo eles: linguístico, enciclopédico e interacional, onde dentro do ultimo temos mais quatro tipos de conhecimento, sendo eles: ilocucional, comunicacional, metacomunicativo e superestrutural. Todos se mostram essenciais para a produção textual coerente. - Andressa Cristina Pereira Dias.

    ResponderEliminar
  9. O texto nos esclarece alguns conhecimentos necessários para o processo textual. São eles: O conhecimento linguístico, que abrange o entendimento gramatical e lexical dentro de um texto, bem como a organização dos mesmos; o conhecimento enciclopédico, isto é, uma visão ampla de mundo e o que o ser humano vivencia corriqueiramente; e o conhecimento interacional, que refere-se a forma de contato e relação por meio da linguagem. O mesmo ainda é subdividido em: locucional, comunicacional, metacomunicativo, superestrutural. Enfim, conhecimentos esses que precisam ser levados em consideração ao ler e produzir textos.

    ResponderEliminar
  10. Neste texto, há a reflexão sobre os agentes que levam o leitor a compreensão do texto. Aqui está evidente a importância da carga pessoal de conhecimento que cada um tem, sua vivência e suas interações que estarão presentes na interpretação do leitor frente ao que lhe for apresentado emqualquer meio de comunicação. O autor cita três principais agentes "formadores de entendimento", que são: a carga lexical que cada um acumula no decorrer da vida, o conhecimento de mundo fruto das experiências e contato com outros tipos de conhecimento que cada possui, e o conhecimento das formas pelas quais um texto pode se apresentar.
    Tais agentes citados serão o meio pelo qual o interlocutor vai "absorver" o que lhe por emitido.

    ResponderEliminar
  11. No texto "Leitura, sistemas de conhecimentos e processamento textual" aborda, no início, estratégias para que haja um bom processamento textual. E, segundo Koch (2002), para que se realize esse processamento exploramos três sistemas de conhecimento: o linguístico, enciclopédico e interacional. O primeiro abrange o estudo gramatical e lexical, a partir dele que podemos organizar as frases, utilizar os meios coesivos e realizar uma sequência lógica de ideias.
    Os demais também possuem grande importância na produção e compreensão da estrutura textual.

    ResponderEliminar
  12. Neste texto as autoras buscam evidenciar os diversos tipos de conhecimento, sejam eles o conhecimento linguístico referente ao conhecimento da língua e suas propriedades, regras gramaticais etc, conhecimento enciclopédico que como o próprio nome diz, trata de uma série de assuntos que podem ser resultado de experiencias pessoais, a visão de cada indivíduo à cerca do mundo e por fim o conhecimento interacional que vem a ser dividido em algumas modalidades específicas e que visa a "interação por meio da linguagem". Todos esses conhecimentos juntos, facilitam a elaboração de textos coesos. São para o indivíduo ferramentas essenciais para a eficácia na elaboração textual e na comunicação verbal.

    ResponderEliminar
  13. O texto aborda a ideia de como ocorre a compreensão do texto partindo do pressuposto de conhecimentos armazenados na memória dos leitores e esse processamento textual e abordado através de diversos tipo de conhecimentos: os conhecimentos linguísticos refere-se ao jeito “correto” de falar, ter conhecimentos gramáticas e lexicais (palavras) suficientes para entender as frases e o significado dos termos; também o conhecimento de mundo aquele referente ao conhecimento gerais sobre o mundo onde ha uma relação as vivencias pessoais dos leitores;conhecimento interacional como o próprio nome diz, é onde ha interação entre o escritor e o leitor, faz parte do conhecimento interacional e consiste na capacidade de perceber as reais intenções do autor às vezes, diz sem dizer;conhecimento comunicacional é aquele que diz respeito, por exemplo, a normas comunicativas gerais; à quantidade de informação necessária em uma situação, para que uma pessoa seja capaz de reconstruir o objetivo do produtor do texto e adequar os tipos de texto às situações comunicativas;conhecimento Metacomunicativo trata do conhecimento sobre os vários tipos de ações linguísticas que permitem, de certa forma, ao locutor assegurar a compreensão do texto e conseguir a aceitação,com que é produzido, monitorando com elas as palavras; E o conhecimento de gêneros textuais: isto é, sobre estruturas ou modelos textuais globais etc.E interessante notar que cada conhecimento tem uma adequação ao senso do leitor, ou seja, vai depender dele saber usufluir disso para um melhor compreensão do texto.

    ResponderEliminar
  14. Podemos observar no texto "Leitura,Sistemas de Conhecimento e Processamento Textual" que as autoras apresentam os mais variados tipos de conhecimento, tais como, o conhecimento linguístico, o conhecimento enciclopédico e o conhecimento internacional. É importante que o leitor tenha noção desse conjunto de conhecimento, pois são essenciais para o processo de construção e compreensão textual.

    ResponderEliminar
  15. No textos, as autoras remetem sobre o desempenho de uma língua, que envolve uma conexão de vários componentes: a relação sons, a estrutura das palavras, a organização das palavras nas frases, o significado das palavras. Alem disso, temos o conhecimento que nos refere ao modo de produção e recepção dos textos em diversas situações de comunicação.Passamos a adquirir o conhecimento línguistico, que é distribuido por todos os falantes da língua nativa. A gramática normativa por sua vez,faz uso das normas e regras (norma padrão). Na alfabetização, o conhecimento linguístico é progressivamente (re)construído quer seja porque vai ocorrer fatalmente um confronto entre as modalidades oral e escrita, quer seja porque muito do conhecimento implícito ganhará uma maior explicitação. É elementar para o leitor, saber distinguir e compreender tais processos de construção e compreensão textual.
    Mirtes Luisa S. Moraes

    ResponderEliminar
  16. O presente texto aborda a importância de termos desempenho considerável ao estudarmos nossa língua materna. Além disso, é de suma importância que estejamos atentos aos diferentes tipos de conhecimentos, os quais são citados no texto, pois, dessa forma, podemos escrever textos excelentes e desenvolvermos uma grande capacidade linguística em meio ao universo vasto em que vivemos.
    Ingrid Costa Vieira

    ResponderEliminar
  17. A construção de um texto se dá através dos seguintes sistemas de conhecimento: o linguístico, o enciclopédico e o interacional. Precisamos utilizar de tais métodos para que possamos alcançar e executar a compreensão e interpretação plena do texto. São de suma importância na elaboração textual e na comunicação/linguagens verbais e não-verbais.

    ResponderEliminar
  18. Ao nos depararmos com uma informação nova, sempre associamos esta às informações similares que adquirimos em outras leitura ou em situação de comunicação,esses recursos nos auxiliam na compreensão do texto, uma pessoa que consegue de imediato associar sua leitura com outras informações de fato conseguiu um bom entediamento do texto e dificilmente esquecerá do assunto que este aborda. Concluímos assim que estas associações podem ser um recurso utilizado pelo professor para tirar sua aula do campo teórico e trazê-lo para o campo prático, tornando sua aula mais atrativa e fazendo com que o aluno assimile melhor determinado conteúdo.
    Professora, ouve um problema em minha conta do google e para não passar o prazo de comentar estou utilizando a conta de outra aluna.
    aluna:DANNA JHENIFER SILVA MOTA

    ResponderEliminar
  19. O presente texto tem como principal aspecto explicar as nossas construções de leitura. Em resumo, a autora denota que ao ler não estamos apenas interagindo com o texto, mas também retomando na memória outras informações.
    Esses conhecimentos prévios irão nos auxiliar a entender as novas informações passadas pelo texto, pois a adição deles resulta na construção de um entendimento sobre o que foi lido.

    ResponderEliminar
  20. O texto aborda de uma maneira muito clara sobre o funcionamento da língua,e faz uma exposição sobre o processamento textual. Há muitas pessoas que se dizem amantes das leituras, mas muitas vezes não conseguem compreender o que a leitura está passando, são os chamados analfabetos funcionais.A autora põe três tipos de conhecimentos,mesmo que as pessoas não saibam a funcionalidade, não sabem que estão utilizando, as pessoas fazem o uso desses sistemas.

    ResponderEliminar
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  22. O texto aborda três tipos de conhecimento: o linguístico, enciclopédico e interacional que são os tipos de conhecimentos necessários para a produção textual nos auxiliando também na compreensão da estrutura.

    ResponderEliminar
  23. O texto "Leitura, sistemas de conhecimentos e processamento textual" discorre acerca das técnicas utilizadas pelo leitor para a produção de sentidos no momento da leitura. A utilização dessas estratégias de leituras resulta na associação de três tipos de conhecimentos: O linguístico, que abrange os aspectos gramaticais e lexicais da linguagem, o enciclopédico, também denominado como conhecimento de mundo, que diz respeito aos conhecimentos gerais adquiridos pelos indivíduos em suas vivências pessoais e o conhecimento interacional que refere-se ao caráter de interação entre sujeitos que é próprio da linguagem e se subdivide em outros quatro tipos de conhecimento: ilocucional, comunicacional, metacomunicativo e superestrutural. O texto ainda aborda a questão das diferenças contextuais, que decorrem através dos modelos de textos destinados às diferentes situações.

    - João Pedro Melonio Rodrigues

    ResponderEliminar
  24. Segundo a autora Koch para o processamento textual,o leitor e receptor estão em interação.Nesse processo o despertar de estratégias sóciocognitivas que levaram a conhecimentos se faz necessário para a realização desse processamento textual.Conhecimentos tais como o conhecimento linguístico que são informações gramaticais e lexicais que farão a compreensão dos mecanismos textuais na superfície textual.Por exemplo para que a informação seja compreendida é necessária a decodificação dos elementos linguísticos.Também o conhecimento enciclopédico que nada mais é do que as experiências do indivíduo ou informações compartilhadas num grupo social e ainda o conhecimento interacional que diz respeito às interações por meio da língua com a finalidade de fazer o leitor captar o sentido que o autor propõe.Concluimos que para a compreensão e produção de textos é necessário que sejam relacionados os conhecimentos de mundo aos objetivos que pretendem serem alcançados em um processo de busca de significação de objetivação com a enunciação e este sentido não está no próprio material linguístico mas na junção dos conhecimentos linguísticos, nas intenções do autor e nos conhecimentos do leitor.

    ResponderEliminar
  25. Segundo a autora Koch para o processamento textual,o leitor e receptor estão em interação.Nesse processo o despertar de estratégias sóciocognitivas que levaram a conhecimentos se faz necessário para a realização desse processamento textual.Conhecimentos tais como o conhecimento linguístico que são informações gramaticais e lexicais que farão a compreensão dos mecanismos textuais na superfície textual.Por exemplo para que a informação seja compreendida é necessária a decodificação dos elementos linguísticos.Também o conhecimento enciclopédico que nada mais é do que as experiências do indivíduo ou informações compartilhadas num grupo social e ainda o conhecimento interacional que diz respeito às interações por meio da língua com a finalidade de fazer o leitor captar o sentido que o autor propõe.Concluimos que para a compreensão e produção de textos é necessário que sejam relacionados os conhecimentos de mundo aos objetivos que pretendem serem alcançados em um processo de busca de significação de objetivação com a enunciação e este sentido não está no próprio material linguístico mas na junção dos conhecimentos linguísticos, nas intenções do autor e nos conhecimentos do leitor.

    ResponderEliminar
  26. O texto da autora Ingedore Villaça Koch faz uma abordagem acerca do funcionamento da língua e como ela é usada e interpretada pelos seus usuários. Muitas vezes uma coisa escrita retrata sobre algum assunto mas na verdade quer falar sobre outro em suas entrelinhas e muitos não conseguem identificar este fenômeno por conta de estarem presos à superficialidade. A autora também menciona três tipos de conhecimento: o interacional, o linguístico e o enciclopédico, cada um com suas características, mas que juntos atuam em prol de uma melhor produção textual, tanto em conteúdo quanto em forma.

    Laiza Conceição Peixoto Freire / Letras - I Período

    ResponderEliminar
  27. O texto mostra que para termos uma melhor compreensão acerca da leitura, precisamos ter noções sobre os sistemas de conhecimento,pois no mínimo essas linhas de raciocínios ajudam a termos uma boa concepção de algo que pretendemos ler, também ajudam na construção textual pondo em prática todos os conhecimentos apresentados pelo texto, portanto esses estudos funcionam como base para a estrutura da nossa língua.

    ResponderEliminar