sexta-feira, 26 de maio de 2017

ANÁLISE DE TEXTOS: Fundamentos e práticas



CAPÍTULO 2 

NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O TEXTO E SUAS PROPRIEDADES

2.1 O conceito de textualidade

Como fundamento para a compreensão do que é o texto, tem-se desenvolvido o conceito de textualidade, a qual pode ser entendida como a característica estrutural das atividades sociocomunicativas (e, portanto, também linguísticas) executadas entre os parceiros da comunicação.

Fazer da textualidade o objeto de ensino, é uma questão de assumir a textualidade como o princípio que manifesta e que regula as atividades de linguagem. 

2.2 O conceito de texto

O mais consensual tem sido admitir que um conjunto aleatório de palavras ou de frases não constitui um texto. Por mais que esteja fora dos padrões considerados cultos, eruditos ou edificantes, o que falamos ou escrevemos, em situações de comunicação, são sempre textos. 

2.2.1 Primeiramente, poderíamos começar por lembrar que recorremos a um texto quando temos alguma pretensão comunicativa e a queremos expressar. O sucesso de nossa atuação comunicativa está, sobretudo, na identificação dessa intenção por parte do interlocutor com quem interagimos.

2.2.2 Um segundo aspecto que deriva desse primeiro ponto é o fato de que o texto, como expressão verbal de uma atividade social de comunicação, envolve, sempre, um parceiro, um interlocutor. 

2.2.3 Um terceiro aspecto a se considerar sumariamentediz respeito ao fato de que o texto é caracterizado por uma orientação temática. 

Nenhum texto, como sabemos, ocorre no vazio, em abstrato, fora de um contexto sociocultural determinado. Todo ele está ancorado numa situação concreta ou, melhor dizendo, está inserido num contexto social qualquer. 

Retomando o absolutamente básico para a compreensão das quatro propriedades, lembramos os seguintes pontos:
  • a coesão concerne aos modos e recursos - gramaticais e lexicais;
  • a coerência concerne um outro tipo de encadeamento, o encadeamento de sentido, a convergência conceitual, aquela que confere ao texto interpretabilidade - local e global;
  • a informatividade concerne ao grau de novidade, de imprevisibilidade que, em um certo contexto comunicativo, o texto assume;
  • a intertextualidade concerne ao recurso de inserção, de entrada, em um texto particular, de outro (s) texto (s) já em circulação.

O texto é um traçado que envolve material linguístico, faculdades e operações cognitivas, além de diferentes fatores de ordem pragmática ou textual.
O conjunto de propriedades que mencionamos possibilita-nos olhar para o texto - seja do aluno, seja de um outro autor - e perceber aí, por exemplo:
  • recursos de sua coesão;
  • fatores (explícitos e implícitos) de sua coerência (linguística e pragmática);
  • pistas de sua concentração temática;
  • aspectos de sua relevância sociocomunicativa;
  • traços de intertextualidade;
  • critérios de escolhas das palavras;
  • sinais das intenções pretendidas;
  • marcas da posição do autor em relação ao que é dito;
  • estratégias de argumentação ou de convencimento;
  • efeitos de sentido decorrentes de um jogo qualquer de palavras;
  • adequação do estilo e do nível de linguagem, entre muitos outros elementos. 

2.2.4 Merecem um comentário também dois aspectos do texto: 

a) a modalidade - falada ou escrita;
b) e a extensão em que ele se realiza. 

Para o processamento textual, em hora de fala ou de escrita, de escuta ou de leitura, ativamos quatro grandes conjuntos de conhecimento, a saber:
  • o conhecimento linguístico (compreendendo aqui o lexical e o gramatical);
  • o conhecimento de mundo, o conhecimento geral;
  • o conhecimento referente a modelos globais de texto;
  • o conhecimento sociointeracional, ou o conhecimento sobre as ações verbais. 

2.2.5 Em geral, os diferentes contextos sociais - os chamados domínios discursivos - são marcados por determinadas rotinas comunicativas, pois, costumeiramente, utilizam um mesmo conjunto de gêneros. 
O exercício de formar frases serve para isso mesmo: aprender a formar frases soltas, o que equivale a atrofiar o conhecimento explícito do que se deve fazer para interagir verbalmente.




ANTUNES, Irandé, 1937 - Análise de textos: fundamentos e práticas. - São Paulo: Parábola Editorial, 2010. 

27 comentários:

  1. O conceito de textualidade está também ligado a fala , pois como o autor alerta " Todos os segmentos de nossa atividade de linguagem , desde os primeiros balbucios , são entendidos e classificados como partes funcionais de um todo integrado : o texto . Mas é importante ressaltar que apesar do que falamos e escrevemos constituir-se como texto , esse texto tem que ser ordenado , ou seja , tem que haver coesão e coerência além de outros pontos relevantes levantados pelo autor , que são : a informatividade (é o imprevisível presente no texto ) , e a intertextualidade ( que é a capacidade de relacionar o texto com outras informações adquiridas anteriormente) .

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  2. “Noções preliminares sobre o texto e suas propriedades” trata de assuntos de suma importância, tais como os conceitos de textualidade e de texto. Antunes, na página 29, cita o autor “Marcuschi em uma de suas aulas :’No momento em que alguém abre a boca para falar, começa um texto’.”Com isso, Antunes desenvolve a ideia de que : “Todos os segmentos de nossa atividade de linguagem, desde os primeiros balbucios, são entendidos e classificados como partes funcionais de um todo integrado : o texto.”(ANTUNES, 2010, pp. 29 e 30). Além disso, a autora admite que o texto “vai além de seu aparato linguístico, pois se trata de um evento comunicacional em que operam, simultaneamente, ações linguísticas, sociais e cognitivas.” (ANTUNES, 2010, pp. 31).

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  3. A autora expõe a importância do texto no ensino da linguagem. Logo, o texto é considerado o objeto desse estudo. Diz a autora que o ato de comunicação, seja na fala ou escrita, é um texto. Mas é necessário que a elaboração textual seja baseada no conhecimento linguístico, conhecimento de mundo, conhecimento de modelos de textos e conhecimento sociointeracional, pois assim será desenvolvido um texto adequado e consistente.

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  4. Para quem um texto tenha o seu sentido completo, ou seja, transmita a mensagem pretendida, é necessário que o mesmo esteja coerente e coeso. Na construção de um texto, assim como na fala, utilizamos mecanismos para garantir ao interlocutor a compressão do que é dito e lido. Em síntese, podemos dizer que para que haja coesão em um texto, devemos utilizar elementos, como por exemplo conjunções, que garantam uma conexão harmoniosa entre as partes do texto, fazendo com que tenha uma sequência lógica entre as ideias. Já para produzirmos um texto coerente, devemos fazer com que as ideias não entrem em contradição e formem um resultado significativo ao texto. Portanto, um texto não é um amontoado de frases, mas sim um conjunto organizado, no qual faz-se preciso ter elementos de coesão e coerência a fim de que a mensagem transmitida seja objetiva, coerente e concisa.

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  5. De acordo com as leituras feitas deste do trabalho acima, pude compreender que texto é tudo o que falamos ou escrevemos quando nos comunicamos com alguém seja de forma direta ou indireta, sempre que falamos ou escrevemos temos a intenção de fazer que o outro entenda ou no mínimo que tenha uma reação sobre o que foi dito, seja de forma boa ou ruim, logo, é notável que os textos têm papel comunicativa e sempre o que façamos devemos pensar no outro, logo, nosso texto deve ser coerente e coesivo para que seja compreendido, e deverá ter uma temática pois escrever palavras aleatórias e sem sentido não fará com que alguém o entenda, um texto deve possuir uma temática, ou um título, ou até mesmo elementos que chamem atenção do leitor e que desperte os conhecimentos prévios deste para que possa criar suas expectativas e suas conclusões sobre o que está lendo.

    Elayne Veloso

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  6. Com a leitura deste texto em questão ficou claro a importância e o uso do texto no dia a dia. Entendemos que não estudo sem textos, sem leitura. E texto é tudo o que falamos, seja pessoalmente ou por escrita. Entendemos também que um texto se forma a partir da junção e organização de ideias com coerência e coesão para que a comunicação ocorra com sucesso.

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  7. A Irandé traz a importância da textualidade em sala de aula como um ponto principal para a manifestação e regulamentação das atividades​. E, como falamos textos, essa atividade é de suma importância para desenvolver a oralidade, a escrita e a leitura. Desenvolver esses letramentos faz com que haja o entendimento dos critérios que Beaugrande e Dressler propõe: coesão, coerência, intencionalidade, aceitabilidade, informatividade, intertextualidade e a situacionalidade.

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  8. O texto leva à reflexão do que significa um "texto". Passando por sua função na sociedade, como o meio pelo qual está sendo vinculado, em que grupo e sob qual circunstância.
    Mas mesmo sendo um recurso pelo qual nos expressamos, ele admite regras que o caracterizam, como a coesão ecoerência. Ou seja, várias palavras soltas e aleatórias não originam um texto. Essas características incluem inclusive o objetivo em propagar determinado texto. Ele deve ter um público alvo, mais uma vez,também não pode ser formado por vários assuntos aleatórios.

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  9. Segundo o texto, conclui-se que a textualidade deve estar envolvida profundamente na sala de aula, isto é, o aluno precisa ter entrosamento textual para desenvolver bem fala, escrita e leitura.
    É de suma importância ampliar nossas leituras frequentemente, para que possamos construir textos, que sejam coesos e coerentes.
    Vale lembrar que o contexto social deve ser levado em consideração também, pois o conhecimento de mundo ajuda na construção de bons textos.

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  10. O autor trata o texto,como ferramenta essencial de comunicação tanto na sala de aula como em qualquer outro ambiente. Assim, é necessário o entendimento de coesão e coerência presentes no dado texto para a formulação de sentido. Ele segue explicando que toda fala é tambem, um texto. Toda e qualquer comunicação não deixa de ser texto, mas, uma vez que esse dito texto é passado para o modo escrito, deve obedecer algumas regras.

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  11. O autor destaca que um um texto só e texto quando tem a função de comunicar;quando o mesmo diz na pagina 30 "não se instaura um texto sem uma função comunicativa"; assim tudo o que falamos ou escrevemos são sempre textos , mas alem disso o texto possui propriedades referentes a construção do mesmo:coesão, coerência,informatividade e a intertextualidade propriedades estas que iram auxiliar na escrita adequando o mesmo a essas propriedades.

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  12. Nesse capítulo a autora Irandé Antunes aborda o que é necessário para compreender o que é texto, e para essa compreensão é importante que saibamos o conceito de textualidade que segundo a autora " pode ser entendida como a característica estrutural das sociedades sociocomunicativas executadas entre os pareceiros da comunicação". Não pode ser considerado texto apenas aquilo que é composto por palavras e frases, qualquer tipo de comunicação deve ser considerado um texto.Em um texto(oral ou escrito) é importante que tenha coesão e coerência, pois facilita a comunicação e compreensão entre os interlocutores.

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  13. Quando falamos de textualidade, nos referimos também àquilo que diz respeito à fala,onde podemos desenvolver tal atividade nos diferentes meios em que vivemos, seja ele em sala de aula, ou em uma conversa entre amigos. Para dorminarmos tal assunto, devemos fazer uso de diferentes formas de leitura, a fim de que nos conhecimentos sejam ampliados. Sem leitura não há conhecimento suficiente para desenvolvermos uma vasta capacidade de visão de mundo.
    Ingrid Costa Vieira

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  14. A autora aborda sobre a textualidade, que diz respeito ao predomínio de alguns elementos essenciais a clareza, precisão e objetividade do discurso. Atrelados a fatores semânticos e pragmáticos, faz com que o texto tenha coerência, e não apenas um amontoado de frases.
    Mirtes Luisa S Moraes

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  15. Esse texto é um dos mais interessantes pois toca no ponto mais alto da escrita: nenhum texto é vazio.
    Todo e qualquer texto tem uma função ao ser escrito independente de qual gênero ele inserido. Seja uma bula, um post ou mesmo um comentário, um texto passa uma informação. É então trabalho daquele que o produz saber quais ferramentas deverá utilizar para conseguir com eficácia transmitir tal informação.
    Desta maneira, a autora aborda que para escrever um texto é necessário saber para quem irá se falar, mas principalmente sobre o que irá se falar.
    A leitura se torna então necessária. Pois aquele que lê, terá mais facilidade em escrever sobre os mais diversos assuntos.

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  16. O texto aborda com clareza sobre a textualidade.Ao ouvirmos a palavra "texto" a ligamos diretamente com a escrita, e o autor nos leva a uma reflexão de que o significado de texto vai muito além do que estamos habituados a ouvir. Ou seja, também está ligado a comunicação,pois sabe-se que tanto a escrita quanto a oralidade formam o sustento da comunicação.

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  17. Este comentário foi removido pelo autor.

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  18. Este comentário foi removido pelo autor.

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  19. O processo de construção de um texto faz com que o autor acione diversas competências e tipos de conhecimento - assim como o leitor, que fará também o uso de rescursos que o possibilitarão a compreensão através de análise textual - que lhe servem como base produtiva.

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  20. Com uma perspectiva predominantemente semântica este artigo pretende analisar alguns problemas enfrentados por estudiosos e/ou falantes nativos da Língua Portuguesa, no que se relaciona às dificuldades linguísticas, quanto ao seu uso numa produção escrita. Dificuldades como a utilização adequada de algumas classes gramaticais, por exemplo, conjunções, pronomes, advérbios, bem como a omissão desses em um texto. Para que haja a compreensão do mesmo, é necessário que haja tais noções preliminares.

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  21. Para que um texto consiga transmitir a mensagem pretendida é necessário que o mesmo esteja corrente.
    segundo a autora,não pode ser considerado texto apenas aquilo que é composto por palavras e frases, qualquer tipo de comunicação deve ser considerado um texto.
    Além de que para realizar o processo de construção de um texto é necessário o uso de diversas competências.

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  22. Em seu livro "Análise de textos: fundamentos e práticas", Irandé Antunes efetua um vasto trabalho acerca dos fatores de textualidade, do conceito de texto e dos recursos linguísticos utilizados para garantir o sentido e a relevância de um texto, tais como coesão, coerência, etc. Aspectos fundamentais à qualquer produção textual.
    - João Pedro Melonio Rodrigues

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  23. O texto "Análise de textos: fundamentos e práticas", de Irandé Antunes, traz a importância do uso dos textos no cotidiano das pessoas. Os textos são pura fonte de informação e são fundamentais para os estudos, pois concretizam o conhecimento por meio de palavras. É muito importante em sala de aula para que haja prática com a leitura e atividades. Com os textos, o desenvolvimento da oralidade, escrita e leitura fica muito mais facilitado, portanto tais estruturas textuais são ferramentas indispensáveis para o desenvolvimento cognitivo dos alunos em geral. Entretanto, não pode ser qualquer tipo e texto. Um bom texto precisa ser dotado de coesão e coerência, um bom conteúdo e uma boa estrutura, pois assim a compreensão se dará de forma mais clara e facilitada e passará exemplo para quem pretender redigir o seu próprio texto.

    Laiza Conceição Peixoto Freire / Letras - I Período

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  24. Os textos sempre estiveram presentes em nossas vidas desde que iniciamos a escola ou algumas pessoas tiveram esse contato até antes de entrar na escola.muitas vezes é passado despercebida a sua importância, o texto de Antunes nos mos mostra como o texto é importante e como está ligado a nossa fala e a nossa linguagem, tendo como características uma atividade sóciocomunicativa, pois dentro de um texto pode-se atribuir vários tipos de conhecimentos.

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  25. Os textos servem para desenvolvermos diversas atividades sociocomunicativas que são usadas em diversas áreas da vida. Eles sempre serão textos independente da forma que são escritos: eruditos, edificantes, informais e etc.
    Os textos possuem papéis fundamentais em nossas vidas e aos serem produzidos, estão carregados de informações, pois seguem a uma orientação temática e que apresentam diversas propriedades.

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